Luís Fernando Pacheco

Petróleo e Gás | Energia

Sócio
Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil

Luís Pacheco possui grande experiência no segmento de petróleo e gás, orientando seus clientes sobre as tendências, atualizações sobre legislação, e regulação e estratégias na condução de negócios complexos nesses setores. É um especialista renomado em todas as áreas de negociações de exploração e produção, distribuição e refino de petróleo e gás, inclusive negociações e operações relacionadas a fusões e aquisições, farm-in/farm-out, comércio internacional, obtenção de licenças ambientais, contratos de EPC, contratos de operações conjuntas (JOA), licitação conjunta (JBA), compra e venda de petróleo, assessoria a clientes em processos de licitação, financiamento de projetos, contratos de participação e contratos de serviços.

Participou da redação de alguns contratos e instrumentos legais atualmente utilizados no segmento de Petróleo & Gás do Brasil. Frequentemente representa empresas blue-chip internacionais de Petróleo & Gás de diversas localidades como: Austrália, Colômbia, França, Índia, Brasil, Chile, Reino Unido, Omã, Singapura, Rússia e Emirados Árabes, conduzindo-as com maestria pela complexa estrutura legal do Brasil.

Os clientes de Luís Pacheco consideram-no um profissional com experiência prática, sendo que mais de um já fez referência a ele como sendo o parceiro de negócios ideal para auxiliá-lo na compreensão das complexas leis e regulações brasileiras.

É considerado pelas publicações do ramo como um dos advogados do circuito de petróleo e gás do Brasil com uma forte atuação e excelentes contatos com a comunidade mais ampla do setor de energia.

Sua presença é frequente como palestrante no Brasil e em conferências internacionais, especialmente na área de petróleo e gás e é autor de diversas publicações sobre o tema. No início da sua carreira profissional, Luís Pacheco trabalhou como associado estrangeiro em Chicago em um dos maiores escritórios de advocacia internacional de 1994 a 1995, e no Brasil como sócio estrangeiro até 2005.

Atuou também como membro do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda do Brasil de 1993 a 1994. Luís Pacheco possui é formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem Mestrado em Direito, Kent College of Law, Chicago, EUA; Planejamento Fiscal Internacional, Chicago-Kent College of Law, Chicago, EUA; Programa Executivo, Northwestern University (Kellogg), Chicago, EUA; Contratos e Negociações, Association of International Petroleum Negotiators (AIPN); Especialização em Direito Tributário, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro. Luís Pacheco foi Diretor Regional da América Latina da Associação Internacional de Negociadores de Petróleo (AIPN); Vice-presidente do Comitê de Petróleo e Gás da Ordem dos Advogados do Brasil; e é membro do Conselho do Instituto de Direito de Energia, EUA.

Fala português e inglês.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência de navegação em nosso site. Ao clicar no botão “Aceitar”, você concorda com a nossa política de privacidade.